O prontuário médico/paciente é um conjunto de documentos ordenados e concisos, que conta a história de saúde do paciente e os respectivos tratamentos junto ao profissional.
O registro dessas informações é sigiloso e deve ser preenchido de forma legível, bem como conter assinatura, carimbo do profissional e guardado por 20 anos.
Porém, ele pertence ao paciente(embora a guarda fique a cargo das instituições de saúde ou do profissional) e, uma vez essa documentação é sigilosa somente o paciente ou seu representante legal tem o direito ao acesso, mas para isso, é necessário que solicitem antes as cópias na Instituição Hospitalar, Clínica ou ao médico responsável. Lembrando que especialmente agora com a vigência da LGPD, deve haver todo um cuidado em relação a essa entrega.
É importante, também, que dentro do prontuário haja registros completos, especialmente em caso de intercorrências que exijam a intervenção dos plantonistas.
O prontuário também facilita a comunicação entre você e os demais profissionais da saúde, assegurando a continuidade do tratamento ao paciente. Sem falar, ainda, que em caso de eventual ação judicial por parte de pacientes ou familiares, um prontuário completo, de forma legível sem irregularidades permite que você doutor se defenda de uma forma muito mais eficiente.
Tenha sempre em mãos documentos produzidos juridicamente por um especialista na área do Direito Médico e da Saúde, para que sejam claros, individualizados, personalíssimos e que lhe dê maior segurança caso precise de uma defesa em seu conselho ou judicialmente.
Nós podemos te deixar mais seguro e cuidar de toda essa documentação, assim como te auxiliar no que for necessário.