Entenda as diferenças entre cuidadores e professores auxiliares, os direitos garantidos por lei para pessoas autistas e como buscar esse suporte na educação.
A inclusão escolar de crianças e adolescentes autistas é um direito garantido por lei no Brasil. Para garantir essa inclusão de maneira efetiva, muitas famílias se deparam com duas figuras essenciais: o cuidador e o professor auxiliar. No entanto, há uma grande confusão sobre a função de cada um, e muitas vezes as escolas resistem à sua disponibilização. É fundamental conhecer os direitos para exigir o suporte adequado.
O cuidador escolar é responsável pelo suporte às necessidades básicas do aluno, como alimentação, higiene e locomoção. Sua atuação é essencial para crianças que precisam de auxílio na rotina diária dentro da escola. Já o professor auxiliar tem um papel pedagógico, auxiliando na adaptação das atividades, reforçando o aprendizado e garantindo que o aluno tenha um ensino inclusivo e adaptado às suas necessidades específicas.
A Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e a Política Nacional de Educação Especial asseguram o direito ao apoio necessário para a inclusão escolar. Além disso, decisões judiciais vêm reforçando a obrigação das instituições de ensino, públicas e privadas, de disponibilizar cuidadores e professores auxiliares quando necessário, sem custos adicionais para as famílias.
Se você está enfrentando dificuldades para garantir esse direito ao seu filho ou aluno, entre em contato conosco! Podemos ajudar você a compreender a legislação e buscar o suporte necessário para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva.